Especiais Notícias

Entenda o torneio “muay rop”

Compartilhe o link dessa notícia: https://yoksutai.com/TpJTI

Quando ouvimos a palavra torneio já imaginamos 8 lutadores, que farão 3 lutas na noite. Aqui na Tailândia esse tipo de torneio é chamado de “muay marathon”. As vezes acontecem 3 lutas eliminatórias em datas diferentes, mas o sistema é eliminatório, perdeu está fora. São vários patrocinadores, e hoje em dia o principal é o Toyota. 

O outro tipo de torneio é o chamado “muay rop”, que geralmente demora de 5 a 6 meses. Os mais tradicionais são o Isuzu (canal 3), que está agora em sua 26ª edição, e o Pun Seua (canal 7) que chega à sua 16ª edição. A premiação geralmente é alta, exposição em rede nacional, e no Isuzu ainda leva um carro para casa.

Apesar de ambos serem “muay rop”, no Isuzu são 8 lutadores divididos em 2 grupos, e no Pun Seua são 16 lutadores em 4 grupos. Na fase dos grupos, todos lutam contra todos, e os melhores de cada grupo se classificam para as semifinais. Funciona como um campeonato de futebol com quadrangular final.

punseua

Em um torneio normal são necessárias apenas 3h para resolver o problema. Já no torneio “muayrop” as lutas geralmente são semanais, o que é muito mais trabalhoso, mas o engajamento com o público é maior. 

Geralmente são empresas gigantes que patrocinam. Montadoras, construtoras, fertilizantes, energéticos, com dinheiro de sobra, e apoio de TV. E aí fica muito fácil.

Mas pensando na realidade brasileira:

  1. Não temos lutas na TV;
  2. Sem TV, sem patrocinadores, sem dinheiro;
  3. Só temos lutas frequentes no Portuários;
  4. Brasileiro não gosta de pagar ingresso.

Logo organizar um torneio longo é praticamente impossível, mas estamos dispostos a quebrar a cara e o bolso, trazendo o primeiro torneio “muay rop” para o país, o Torneio Yoksutai 2017.

Não temos TV, mas temos internet, logo transmitiremos e comentaremos pelo YouTube. Os patrocinadores não são bancos, montadoras, ou energéticos como na Tailândia, mas sim os pequenos, que como nós, fazem por amor:

RL Sports fornecerá os shorts;

Warm Up óleo para os atletas;

Lino Edition fará os vídeos, Sip Sam News as fotos;

Portuários Stadium é o único lugar do Brasil com um calendário fixo e lutas quinzenais. Eles serão nossos parceiros fornecendo o ringue e a estrutura durante o ano que vem.

Já temos quase tudo, mas o dinheiro que é bom ainda não. Já vendemos 15 camisetas do Yoksutai (faltam só 35), e os caveiras estão dando uma força como sempre.

camisetas

Ainda estamos decidindo os lutadores, mas serão 8 lutadores 51kg, e a premiação final vai depender de quanto arrecadarmos até 10 de dezembro, data do sorteio das chaves, na última edição do ano do Portuários.

Sua empresa quer colaborar ou patrocinar? Quer colaborar comprando uma camiseta? Mande um email no leo@yoksutai.com ou facebook.com/yoksutai. Mas, compartilhar a matéria, se inscrever no canal, pagar seu ingresso, levar seu amigo de fora da luta para assistir, tudo isso é ajuda para o muaythai, e com cada um fazendo sua parte, isso vai longe.

Entenda o por que do torneio aqui.

Leo Monteiro
Segue lá

Leo Monteiro

Escrevendo, fotografando, filmando, editando, promovendo e fazendo esse tal de muaythai chegar ao próximo nível.
Leo Monteiro
Segue lá
Vire Caveira

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *