Colunas Dica do Cazolari Especiais

Parte 3: Os juízes e sua responsabilidade

Compartilhe o link dessa notícia: https://yoksutai.com/FOubl

Continuando a leitura da semana passada sobre muayfimeau e muaydeun (clique aqui) e da restrasada sobre muaymat e muaykhao (clique aqui), hoje na 3ª e última parte a conclusão sobre os juízes e árbitros.

Último tópico que quero abordar dentro desse tema é em relação aos Árbitros e Juízes.

Primeiramente árbitros, cuidado ao conduzir uma luta, pode parecer que apenas os juízes tem “responsabilidade” no julgamento mas vocês têm uma grande influência nessa visão deles.

Dependendo da forma com que conduzem um combate podem sem querer favorecer o jogo  de determinado atleta e acabar com o trabalho do outro.

E juízes, muito cuidado com essas informações, correm um sério risco de errar um resultado por conta disso. Esse conhecimento pode auxiliar no sentido de analisar qual jogo está sobressaindo ao outro, mas da mesma forma pode se tornar uma pegadinha e prejudicar seu julgamento. 

Analisamos durante a luta quem está conseguindo impor seu jogo, porém tenha sempre em mente a proposta, a intenção do atleta para AQUELE momento, aquela luta e NÃO em seu histórico.

Pode acontecer de um Muaykhao naquela luta estar confortável em jogar solto, analise se não está clinchando porque não quer ou porque não está conseguindo, numa luta equilibrada isso fará toda a diferença e pode confundir no julgamento.

Muaythai não é só praticar lá na academia, Muaythai se estuda, seja você atleta, treinador, juíz, árbitro e até um praticante ou admirador por que não? Entenda todas as variáveis do esporte, tanto dentro de uma luta como fora dela e tenha uma visão ampla do esporte que pratica. 

Essa visão e entendimento de estilos dos lutadores por exemplo podem auxiliar os juízes, o treinador ao montar uma estratégia para determinado adversário, ou ainda ao espectador entender melhor a luta, visualizar as vezes um duelo de estilos cada um tentando impor o seu jogo.

Assim vamos entendendo que não são apenas dois malucos trocando murro e bica, é um jogo e deve saber jogar. Hoje temos muito material disponível para estudo, aproveitem.

Felipe Cazolari
Segue lá

Felipe Cazolari

Professor de educação física, treinador do ano em 2016, fundador da Warm Up, constrói academia, é casado, e ainda cuida de 3 cachorros. Fale com ele no cazolari@yoksutai.com, ou no facebook aí do lado.
Felipe Cazolari
Segue lá
Vire Caveira

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *