Colunas Especiais Opinião do Amendoim

De onde veio o muaythai?

Compartilhe o link dessa notícia: https://yoksutai.com/1FjkV

Sempre tive essa ideia que o Camboja, na verdade o povo khmer, era o responsável por toda a cultura do sudeste asiático mas nunca fui a fundo para entender os porquês. Sou curioso e pesquisando sobre a história do Camboja, do povo khmer achei alguns fatos interessantes.

Minha pesquisa histórica acabava no muay boran, que seria o predecessor direto do muaythai, mas e antes do muay boran?

Acabei de descobrir que existe uma forma de combate do império khmer chamada de Bokator, que pode, e deve, ter sido a principal influência do muay boran. 

Mas vamos com calma, primeiramente, o que é khmer?

Khmer é um grupo étnico, um povo, que foi um dos primeiros a habitar o sudeste asiático vindos da Índia uns 4.000 anos atrás e o Camboja é traduzido do sânscrito como “terra do povo khmer”. Não dá para ter ideia do que são 4.000 anos, mas nessa época ainda estavam construindo-se as últimas pirâmides no Egito.

Instalaram-se na região que hoje é Tailândia, Camboja, Myanmar e Vietnam, foram crescendo, e construíram o maior império da região, por volta do ano 800. Existiram outros povos importantes culturalmente na formação da Tailândia e muitos desses grupos étnicos vieram da China, mas esse texto não é sobre a formação da Tailândia e sim das influências diretas herdadas do povo khmer, como escrita, língua, religião e a luta.

O império khmer foi aproximadamente de 800 a 1.400 d.c – o Brasil só foi invadido pelos portugueses em 1.500 – foram perdendo território, e hoje os remanescentes estão localizados principalmente no Camboja, Vietnam, Laos e Tailândia.

Na Tailândia eles estão localizados na região que faz fronteira com o Camboja divididos entre Surin, Buriram e Sisaket. Não sei se é apenas uma grande coincidência ou se os khmer tem alguma influência nisso, mas desses três estados saem os principais campeões de muaythai nos últimos anos.

Nesse grupo étnico temos lutadores como Kongsak, Singdam, Petpanomrung, onde todos são descendentes de khmer e falam kui (também chamado de suai). Apesar da língua ter outro nome, um dos meus antigos treinadores que fala a língua, explicou que é um khmer antigo, que não evoluiu. 

Certa vez viajamos para lutar no Camboja e ele foi testar suas habilidades. Ele conseguiu se comunicar bem mas os locais tiveram um pouco de dificuldade para entende-lo dizendo que seu vocabulário era muito antigo.

Herdeiros do povo khmer na Tailândia

E o tal Bokator?

Na minha hipótese, que não é nada acadêmica, o Bokator é de onde vieram as tradições por ser mais antigo que qualquer coisa que se date como Sião, Tailândia, Muaythai ou Muay Boran.

Há relatos de Bokator no ano 300 (1700 anos atrás), sem contar que há desenhos e esculturas no Angkor Wat, a maior construção religiosa do mundo.

O grande problema é que os mestres e praticantes foram dizimados durante o regime do Khmer Vermelho (1968 a1996), onde o ditador Pol Pot matou cerca de 25% da população do país, por volta de 2 milhões de pessoas. Os mestres sobreviventes fugiram, abandonaram a luta e boa parte da história se perdeu.

Mesmo havendo um forte movimento para recuperar tanto o muay boran na Tailândia, quanto o Bokator no Camboja, não há como negar que ambas são muito parecidas. Ainda pensando que o império Khmer abrangia cerca de 80% do que hoje é Tailândia, sua herança cultural é facilmente perceptível.

Confira aí um vídeo sobre o Bokator, analisem as semelhanças e deixem seus comentários.

Siga o Yoksutai no Facebook e inscreva-se no YouTube para mais notícias.

 

 

 

Leo Monteiro
Segue lá

Leo Monteiro

Escrevendo, fotografando, filmando, editando, promovendo e fazendo esse tal de muaythai chegar ao próximo nível.
Leo Monteiro
Segue lá

Últimos posts por Leo Monteiro (exibir todos)

Vire Caveira

Comments

comments

5 comments

  1. Massa, Léo!!!
    Tenho muita curiosidade sobre esse assunto. Sempre que descobrir algo sobre, vai postando aí. Haha…

  2. Muito bom texto!
    É muito dificil provar as teorias mas em uma visao pratica é muito facil perceber as similaridades das tecnicas em todo sudeste asiatico.
    Acho que a tailandia preservou mais que outros países, agora estao tentando um resgate.
    Muito obrigado pelo texto!

  3. Muito bom! Estou iniciando um TCC onde farei uma pesquisa de campo sobre efeitos da desidratação no esporte e, tenho encontrado bastante dificuldade em encontrar fontes sobre a real história do esporte e introdução aqui no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *