Colunas Dieta de Gorila Especiais

O mito das proteínas (parte 1)

Compartilhe o link dessa notícia: https://yoksutai.com/zyksu

Fala ae rapaziada!

No Dieta de Gorila de hoje vou falar especificamente da proteína devido a ser a maior preocupação da maioria quando se fala em vegetarianismo, mas vamos entender primeiro o que é proteína e sua função no nosso corpo.

“As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos. Ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético das células, no transporte de substâncias para o corpo, no metabolismo celular e na contração muscular. “

Deu pra sacar um pouco o que é proteína né?

No esporte em comum entre a maioria dos leitores do Yoksutai, nesse caso o Muaythai, temos uma  grande necessidade da ingestão de proteína para que o rendimento nos treinos e nas lutas sejam plausíveis. Como o foco de nossa coluna é o esclarecimento do vegetarianismo e desmitificação dos mitos da carne, vou listar algumas fontes de proteína vegetal e provar que não, eu disse NÃO precisamos da proteína animal para sobreviver. Após essa afirmação normalmente falam:

“Mas cara, precisamos de B12 e no vegetal você não encontra ela o suficiente.“

Mas o que é a B12?

B12 é uma vitamina proveniente de bactérias e sua carência acarreta diversos males, assim como anemias, problemas no sistema nervoso, entre outros, porém, por ser proveniente de bactérias, acredita-se que o simples fato de comer um vegetal sem lavar você já está consumindo a vitamina, mas essa quantidade é inestimável e por isso a meu ver um pouco arriscada.

Por toda essa polêmica da B12 o que eu faço? Eu suplemento a B12.

Mas tem uma questão que poucos sabem, uma média de 40-50% dos carnívoros tem carência de B12 enquanto 50-60% dos vegetarianos também tem essa carência, logo, todos estamos com uma alimentação fraca no que diz respeito a B12. A grande diferença é que uma alimentação baseada na carne pode acarretar câncer, hipertensão, colesterol LDL elevado, etc.

Colocando tudo isso na balança eu prefiro ficar com meu vegetarianismo e minha suplementação de B12.

Como eu já disse, nós NÃO PRECISAMOS da proteína animal para sobreviver, apenas temos que saber que para conseguir os aminoácidos essenciais completos precisaremos combinar as proteínas. O que falta em um alimento pode ter noutro, e juntando, temos a proteína completa.

Vou aqui listar algumas boas fontes de proteínas vegetais para abrir o leque na suas refeições:

Arroz, Feijão, Ervilha, Lentilha, Castanhas, Amendoim, Espinafre, Quinoa, Aveia, Soja, Trigo, Grão de bico, Couve, Cogumelos… e tem muito mais. As que vieram no momento foram essas mas com certeza da pra fazer um rango nervoso! Fiquem ligados no DIETA DE GORILA me sigam lá:

Facebook: @baannaksu
Instagram: @michael_baan_naksu

Siga o Yoksutai no Facebook e inscreva-se no YouTube para mais notícias.

Michael Charuto
Segue lá

Michael Charuto

Treinador de Muaythai, líder da equipe Baan Naksu, vegano e remando contra a maré no Rio de Janeiro
Michael Charuto
Segue lá
Vire Caveira

Comments

comments

3 comments

  1. Que matéria show ! Parabéns por explicar pra galera de forma simples e objetiva. As pessoas acham que o fato de não comer carne vai deixá-las fracas mas isso não é verdade pois existem atletas profissionais de várias áreas, incluindo fisioculturistas que são veganos. Parabéns mais uma vez.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *