A importância de conhecer as regras do esporte

A importância de conhecer as regras do esporte

09/06/2020 0 Por Felipe Cazolari
Compartilhe o link dessa notícia: https://yoksutai.com/QewdW

Não consigo entender a dificuldade ainda hoje em reconhecer a importância de saber a fundo o esporte que se ensina, compete ou mesmo pratica. Deveria ser uma busca natural de interesse e curiosidade daquilo que faz.

Regras e fundamentos são a base de qualquer esporte. Em seguida entram as estratégias e táticas que são as formas de utilizar os fundamentos dentro das regras para alcançar seus objetivos.

Em outros esportes as regras são esclarecidas desde o início da prática, já no Muaythai parece que a coisa anda de trás pra frente, primeiro você aprende tudo e só depois, (ou nem depois) vai entender os porquês de cada coisa.

Devemos mudar esse quadro, ainda mais sabendo que as regras no Muaythai estão intimamente ligadas à parte técnica. Para executar um bom chute por exemplo você precisa entender a mecânica mas principalmente entender que esse chute precisa ter força, equilíbrio e causar dano. E isso é regra! O que são “apenas” capacidades físicas que devem ser treinadas em outros esportes, no Muaythai são também critérios de avaliação de uma luta.

Fica muito difícil vencer sem conhecer suas regras. Muaythai é único, com regras próprias. Critérios de avaliação; Sistema de corrida; volume x efetividade; Luk Muay; imposição de jogo; motivo de rounds mais mornos e outros mais pegados; entender que os juízes analisam também sua linguagem corporal! Seu corpo e seus movimentos conversam com os juízes, se faz cara de dor, medo, cansaço, eles percebem. Se você se encolhe ao receber um chute, faz saídas desesperadas eles entendem como se esses golpes do oponente estejam fortes, que estão te machucando e consequentemente corre na pontuação. Muaythai é um teatro, não se trata de não sentir e sim de não demonstrar. Por dentro pode estar machucado e cansado, mas o que transmite por fora deve ser força e domínio das situações.

Esses são apenas alguns exemplos da importância de ter o conhecimento das regras e isso está cada vez mais claro e necessário hoje em dia com a evolução das equipes e a facilidade de conseguir informações de qualidade. Quem não busca está ficando para trás e isso é notório em cima do ringue.

O nível do Muaythai brasileiro subiu muito de anos pra cá, e na minha opinião o principal motivo foi por essa busca sobre as regras. Esse conhecimento amplia nossa visão. Enxergamos tudo diferente depois disso e rapidamente a evolução começa. Mas não adianta saber e lembrar que elas existem só na hora da luta, a mudança tem que ser geral, é preciso treinar em cima delas, fazer correções e aprender a usá-las a seu favor.

Lutar Muaythai não é sobre trocar soco e chute, saber clinchar, mas principalmente a hora e a maneira certa de executar cada coisa. Entender o que está fazendo e não “fazer por fazer” no automático. No meu primeiro texto aqui “Não é só força” falei um pouco sobre isso. Lá o foco é voltado mais na ótica mecânica e do timing de entrada de golpes, já aqui a ideia que quero passar é entender o momento que está da luta e fazer o que precisa ser feito naquele momento, e isso exige muito mais experiência.

Muaythai é jogado, é bonito ver quando duas equipes que sabem usar a regra e tem atletas de qualidade se enfrentam, é como um duelo nos corners, um tentando anular as ações do outro e tentando impor suas intenções. Não havendo esse entendimento ficam só dois caras se batendo, por mais que seja legal, divertido, por mais que sejam técnicos, perde-se a beleza do jogo, da essência no esporte.

Isso tudo é regra e vivência. Tem a ver com a experiência do lutador conseguir executar na prática, mas tem mais ainda da experiência do corner de conseguir enxergar a luta de forma fria. Treinador não pode ser torcedor, devemos tirar um pouco o coração de lado e fazer a leitura correta do que está acontecendo, estar consciente para além de mostrar o melhor caminho técnico para a vitória, também ser o termômetro de como está a luta em relação a julgamento. Hora de acelerar, desacelerar, controlar. Do contrário pode jogar fora toda uma preparação perdendo lutas ganhas no final onde era só controlar e esperar acabar, ou ainda parando de lutar em hora errada achando que estava na frente perdendo a chance de virar uma luta parelha.

Muaythai é evolutivo, ou seja, está em constante evolução, técnica obviamente, mas também em relação às regras. Existem mudanças literais mas principalmente mudanças em interpretações, já que grande parte da regra é subjetiva e mais importante do que o papel é entender como o que está escrito se aplica na prática em cada situação.Por isso é de extrema importância que se mantenha atualizado.

Esse estudo não se limita apenas para quem deseja se tornar árbitro, é também requisito fundamental para treinadores e professores desenvolverem um bom trabalho; atletas entenderem o que estão fazendo; praticantes melhorarem seu nível técnico e ao assistirem uma luta do colega da academia ou de dois tailandeses no YouTube saberem o porquê de tal resultado; das “provocações”; da atuação do árbitro referente a postura, gestos, intervenções corretas para não influenciar no resultado; das tradições; e tudo que envolve esse universo do Muaythai.

Contudo, em muitos lugares ainda encontramos resistência principalmente entre treinadores e promotores de eventos em implementar o certo. Por ego ou medo de assumir perante os alunos que precisam de uma reciclagem e o que ensinavam até o momento não era exatamente o correto. Hoje a informação está aí, acessível a todos e não tem mais espaço para bizarrices e misturas dentro do esporte. Temos escolas pelo Brasil que trabalham, buscam e repassam a regra da forma como ela é ministrando cursos, e algumas como a AMTI estarão lançando material para estudos online.

Independente da sua relação com o esporte se dedique a isso, incentive as pessoas a estudar. Ainda temos muita gente perdida, carente de informação e também muita gente mal intencionada se aproveitando. Vamos juntos aos poucos ajudando no desenvolvimento do verdadeiro Muaythai em nosso país.

Felipe Cazolari
Segue lá
Últimos posts por Felipe Cazolari (exibir todos)

Comments

comments