Lumpinee pode encerrar suas atividades
11/02/2021Desde que o Lumpinee foi realocado em fevereiro de 2014, o mais importante estádio da Tailândia tem passado por dificuldades. Após sua fundação em 8 de dezembro de 1956 no bairro do Lumpinee, a meca do muaythai acabou sendo expulsa da região central da cidade.
Com a valorização dos terrenos e fácil acesso via metrô, o antigo Lumpinee, que era uma opção fácil e acessível na região, acabou se tornando um shopping e movido para o bairro Ban Khen, nos limite ao norte de Bangkok.
As melhores lutas normalmente acontecem durante a semana mas a dificuldade de acesso, falta de transporte coletivo e principalmente horário, afastaram boa parte dos espectadores.
Segundo comunicado do exército, que são os responsáveis pela manutenção e diretrizes do Lumpinee, o problema são as apostas que ocorrem dentro de um ambiente admistrado pelas forças armadas. A solução encontrada seria transformar o recém construído estádio numa arena multiuso e centro de desenvolvimento esportivo, enquanto outros dois estádios, Suranari em Khorat e Adisorn em Saraburi já encerraram suas atividades. Pistas de corrida de cavalo também serão fechadas.
Apesar das mudanças na forma de consumir muaythai terem se desenvolvido ao longo dos anos, o Lumpinee segue investindo no modelo presencial, focando na venda da bilheteria física e sem lutas online. Com pandemia de Covid-19, o estádio se encontra fechado desde março de 2020.
Além de ser sustento de muitas famílias, o muaythai e o turismo gerado pelo Lumpinee fomenta boa parte da economia da Tailândia com: estádios, equipamentos, academias espalhadas pelo país e um incontável número de lutadores.
A comunidade do muaythai, ex-lutadores e a industria já se posicionaram contra exigindo que o exército reveja seu posicionamento e mantenha as lutas no mais famoso estádio da Tailândia.
*ATUALIZAÇÃO de 11.02.2021:
O secretário geral do Lumpinee, coronel Somsakul Wichitpapap, deu ontem uma declaração que o estádio voltará em março com transmissões online sem público. A data anunciada será 02 de março ao vivo pelo CH5 das 20h20 às 22h.
Apoie o Yoksutai acompanhando o @yoksutaishop no Instagram e visitem loja.yoksutai.com