Especiais Notícias

Afinal, quando é celebrado o dia do muaythai?

Compartilhe o link dessa notícia: https://yoksutai.com/laYvM
Estatua do Rei Tigre

O dia do muaythai é celebrado hoje, dia 6 de fevereiro. Trata-se de uma homenagem a Pra Chao Sri Sanphet VIII – também conhecido como Rei Tigre – que foi reinou em Ayutthaya de 1703 a 1709. Para facilitar o entendimento, imaginem que o estados que hoje compõe a Tailândia eram todos pequenos reinos independentes. A Tailândia de hoje trata-se da união desses vários reinos, e na época, Ayutthaya era o principal deles.

O monarca gostava de muaythai e fazia seus soldados praticarem o esporte como forma de ascensão na carreira militar. Também foi famoso por suas habilidades em combate, por vitórias sobre campeões e também pela crueldade contra seus inimigos.  Portanto, dia 6 de fevereiro, no dia do Rei Tigre, comemora-se também o dia do Muaythai.

Estátua de Nai Khanom Tom em Ayutthaya

Já dia 17 de março é dia de Nai Khanom Tom. Ele foi um grande lutador capturado pelos birmaneses quando houve a invasão e saque do reino de Ayutthaya em 1767. Os prisioneiros foram todos levados para a Birmânia e durante um festival em 1774 o Rei prometeu liberdade a toda a tribo caso algum dos detentos conseguisse derrotar 10 oponentes birmaneses.

Nai Khanom Tom enfrentou e venceu os 10 birmaneses em seguida. conseguiu libertar toda sua tribo e voltar para Ayutthaya que tinha sido destruída anos atrás. Em homenagem ao feito, no dia 17 de março celebra-se o dia do lutador, com lutas e cerimônias em todos país, principalmente em Ayutthaya, terra natal de Nai Khanom Tom, considerado o pai do Muaythai.

 

Siga o Yoksutai no Facebook e inscreva-se no YouTube para mais notícias.

Fonte: WMC

Leo Monteiro
Segue lá

Leo Monteiro

Escrevendo, fotografando, filmando, editando, promovendo e fazendo esse tal de muaythai chegar ao próximo nível.
Leo Monteiro
Segue lá
Vire Caveira

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *