Novidades nas eleições 2018

Novidades nas eleições 2018

10/09/2018 0 Por Leo Monteiro

Calma, isso não é propaganda política. A ideia é mostrar, sem politiquês, como funcionarão as eleições gerais.

É ano eleitoral e nós, praticantes do muaythai e lutas, precisaremos exercer nossa cidadania votando. O esporte pode ser visto como ferramenta de educação, saúde ou cultura, e governos podem tem tomar direções favoráveis ou não para nós.

Seguem algumas coordenadas para o dia 7 e atenção que pela primeira vez nós votaremos em DOIS SENADORES. Não adianta votar no mesmo candidato duas vezes ou você anulará seu segundo voto. 

O 1º turno

Os candidatos terão menos tempo para apresentar suas propostas, porém, a maioria já tem seus preferidos a presidência. Rolaram alguns debates, a internet está movimentada, mas agora começou a campanha na TV.

Para votar você vai precisar de um documento com foto (não dá para votar só com o título) dia 07 de outubro e ir até a sua sessão e zona eleitoral, normalmente a escola mais próxima de sua casa. Caso não saiba sua zona, descubra nesse link to TSE. Se o candidato a governador ou presidente não atingir 50% dos votos, acontecerá um segundo turno dia 28 de outubro entre os 2 mais votados.

As pesquisas erram. Intenção de voto não é resultado garantido. Vote no candidato que você acredita ter as melhores propostas e esqueça o brasileirismo do “voto útil”.

O que faz um deputado?

Nosso país conta com 3 poderes, o legislativo (deputados, vereadores e senadores), executivo (presidente, governadores e prefeitos) e judiciário (ministros indicados pelo presidente).

O legislativo representa diretamente o povo e seu estado através de deputados e senadores. Eles elaboram novas leis, alteram as antigas e votam como o país, estado ou município, devem gastar o dinheiro de nossos impostos. Os deputados e senadores formam bancadas e se agrupam por partidos, interesses ou afinidades comuns.

Toda lei no Brasil precisa ser aprovada na câmara e senado 2 VEZES! Graças a isso os deputados e senadores juntos mandam mais que o presidente, e o presidente da câmara (lembram do Eduardo Cunha?) é que detêm o poder do que será ou não votado. Deputados são importantes, cuidado com esses caras.

O presidente ou governador representa o poder executivo. Ele aprova, ou não, as mudanças ou novas leis propostas pelo legislativo já que presidente não cria leis, mas pode sugerir medidas provisórias. Uma MP é uma lei em caráter de urgência, porém, ela só vale por 60 dias e precisará ser aprovada pelos deputados e senadores, ou perderá a validade.

O judiciário é quem faz a lei ser cumprida, ou pelo menos deveria. Eles são juízes indicados pelo presidente e aprovados pelo congresso. Portanto, esse ou aquele juiz safado que foi indicado por tal presidente, foi também aprovado pela maioria do congresso.

Sai Temer e entra quem?

O cargo de maior prestígio é o presidente república e esse ano teremos 13 candidatos: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriotas), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU).

Alguns novos nomes, alguns partidos que mudaram de nome, mas a maioria são velhos conhecidos que estão há anos na vida pública. Escolha o que tem as melhores propostas para suas áreas de interesse e confirme.

Teremos também eleições para governadores onde alguns buscam se reeleger. Confira a lista completa com os números no site do TSE, mas confesso que a navegação pelo site da Gazeta do Povo está mais amistosa.

Como escolher um bom deputado ou senador?

Atenção, nessa eleição você votará 2 em senadores. Entre no site acima, escolha dois nomes. Existem ótimos deputados e senadores, mas lembrem-se que eles só chegaram lá graças ao seu voto.

Aquele seu amigo de infância, super gente boa, não vai votar como quer mas como o PARTIDO dele mandar. De novo, cuidado! Pautas foram aprovadas ou rejeitadas como barramento da investigação ao presidente ou permanência no cargo de políticos acusados de corrupção.

Segundo o IBGE o Brasil tem 51% de mulheres e 49% de homens, mas os homens brancos são 86% no senado e 80% na câmara dos deputados. Escolha um candidato como você. Mulheres votem em mulheres. Negros votem em negros. Jovens votem em jovens.

Prepare uma cola para a urna

Você anotará os 6 nomes e números num pedaço papel porque é proibido celular na cabine de votação. Normalmente os 2 primeiros números são referentes ao partido político do candidato. Se você escolher o presidente do partido A e deputados e senadores do partido B, os caras não vão conseguir conversar entre si.

– presidente XX
– governador XX
– senador1 XX Y
– senador2 XX Y
– deputado federal XX YY
– deputado estadual XX YYY

Escolha 6 pessoas que pensem parecido, que sejam daquele partido que você acredita. Se cada eleitor fizer a sua parte, conseguiremos mudar. São apenas 10 minutos.

Se escolher um novato melhor ainda. Cuidado com as velhas raposas, os partidões, os sobrenomes famosos, atores e humoristas, veja como esses deputados votaram e anote seu número.

Uma sugestão para tirar dúvidas é o www.atlaspolitico.com.br. O site lista como votou o legislador, o que ele defende, quem pagou sua campanha e se está envolvido em processos. Se está envolvido em escândalos, escolha outro. É nossa vez de dar o troco nas urnas.

Financie o Yoksutai, Vire Caveira.
Inscreva-se em nosso YouTube e siga-nos no Instagram.