[Opinião] A importância de Wiz Khalifa e Saenchai juntos
26/04/2018Muitos talvez não o conheçam, mas mesmo sem associar o nome a pessoa, provavelmente você já ouviu algo produzido pelo Wiz Khalifa. E que fique bem claro, ele não é só mais um músico. Khalifa é um dos novos milionários do rap americano, um dos 10 maiores segundo a Forbes ao lado de nomes como Dr. Dre, Jay Z e Kendrick Lamar.
Para ter uma ideia, sua base de fans em Twitter, Facebook e Instagram ultrapassa 100 milhões de seguidores. Numa comparação simplória, a cantora Anitta, provavelmente a maior artista brasileira no momento, não chega a metade desse número.
E o que isso tem a ver com muaythai?
A popularização e investimentos começam quando artistas, esportistas e influenciadores, reconhecem e consomem um certo produto. Isso aconteceu com o jiu-jitsu nos anos 90 nos EUA. Atores como Chuck Norris, Keanu Reeves, o surfista Kelly Slater, o cantor Usher entre muitos outros fizeram a arte suave virar uma febre.
No dia que uma Anitta ou um Neymar reconhecerem o valor e as qualidades do muaythai, tiverem um treinador habilidoso e apto a mostrar todos aspectos da luta, isso vai explodir. Quando um Wiz Khalifa convida e treina com um lutador como o Saenchai, o melhor lutador dos últimos 20 anos, é sinal que as coisas estão tomando outras proporções.
No momento que o público percebe que até seu artista favorito pratica muaythai, isso gera um certo interesse. Quando um vídeo ou foto é exposta para mais de 100 milhões de pessoas, o fã para pensar: “Quem é esse baixinho? Qual o nome dele mesmo? Que esporte é esse?”
Nessa hora pouco importa seu gosto musical. Justin Bieber ou Wesley Safadão falando de muaythai, sempre será ótimo para quem trabalha de alguma forma com a arte tailandesa. Mais academias, alunos, eventos, venda de equipamentos, mídia e serviços, a tendência do mercado é crescer, e todos ganharemos.
Financie o Yoksutai, Vire Caveira.
Inscreva-se no YouTube e siga-nos no Instagram.
Posted by Saenchai Muaythaigym on Tuesday, April 24, 2018
Concordo plenamente. Esse tipo de parceria é muito positiva pro muaythai. Na verdade, pros dois lados. Pena que vejo alguns famosos brasileiros treinando “muaythai” com treinadores meio que… duvidosos. Nesse caso, não ajuda muito…